O que é template e como aplicar no site da sua empresa
Você o que é um template para site?
É claro que todos nós queremos um site que tenha uma ótima aparência e funcione bem.
Hoje, mesmo o mais inexperiente dos usuários pode conseguir exatamente isso usando templates de site.
Os templates de site, permitem que você crie e personalize um site para sua empresa como se fosse um designer profissional gastando muito pouco dependendo do template que você deseja para atender a suas expectativas. Você pode obter o site que sempre sonhou sem nunca ter que aprender nenhum conceito sobre criação de sites.
Como é possível criar um site para minha empresa sem ter algum conhecimento? Vamos lá.
Tabela de Conteúdos
- 1 O que são os templates de site?
- 2 Templates de site desenvolvidos para ajudá-lo a configurar um site com o mínimo ou nenhuma experiência de codificação
- 3 O que levar em consideração na criação de um template de site para empresas?
- 4 Escolhendo uma plataforma de site
- 5 Selecionando o template de site correto para sua empresa
- 6 WordPress e templates de terceiros
- 7 Templates gratuitos ou pagos?
- 8 Design Adaptativo
- 9 O que um template de site pode incluir?
- 10 A escolha do template para o design do site móvel fornece aos visitantes informações básicas
- 11 Noções básicas de layout do site
O que são os templates de site?
Um template de site, é uma página da web pré-projetada ou um conjunto de páginas da web em HTML que qualquer pessoa pode usar para “inserir” as informações necessárias para a criação do site da sua empresa.
Normalmente construído com código HTML e CSS (CSS é usado para estilos de layout e fonte), os templates de site, permitem que qualquer pessoa configure um site sem ter que contratar um desenvolvedor ou designer profissional, embora muitos desenvolvedores usem templates de site para criar sites para seus clientes.
Isso permite que qualquer pessoa crie um site pessoal ou comercial, que pode ser listado nos mecanismos de pesquisa para que os usuários possam pesquisar seu produto ou serviço específico.
Os templates de sites são usados por praticamente todos os construtores de sites e plataformas de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Eles são sites prontos que podem ser usados no estado em que se encontram ou podendo ser personalizados de acordo com o que sua empresa precisa.
Alguns modelos são projetados para certos tipos de sites (como uma revista / jornal ou uma loja online) e outros simplesmente colocam ênfase especial em especificações de design específicas.
Templates de site desenvolvidos para ajudá-lo a configurar um site com o mínimo ou nenhuma experiência de codificação.
Os templates de site WordPress por exemplo, também chamados de temas, são frequentemente desenvolvidos com as tendências populares de web design, permitindo que você crie um site moderno e esteticamente agradável com muito mais facilidade.
Na verdade, esta é uma das razões por trás da popularidade do WordPress. Visite qualquer site WordPress ( mais de 50% dos sites atualmente são construídos com WordPress,ou seja, há muito por onde escolher) e é muito provável que um, se não a maioria desses sites, tenha sido retirado de um modelo.
Nem todo mundo sabe programar, mas quase todo mundo quer ser capaz de construir um site. É por isso que os modelos são tão importantes.
O que levar em consideração na criação de um template de site para empresas?
Os templates de página da Web podem ser downloads de arquivo zip autocontidos ou parte de uma plataforma na web. Eles podem ser responsivos, adaptativos ou estáticos em design ou configurados especificamente para dispositivos móveis.
A extensão do arquivo pode ser .html .htm .php ou .asp. Em todos os casos, eles serão construídos usando código html e css. Se for rotulado como “responsivo”, o layout será flexionado em largura para caber na tela de visualização do dispositivo específico, sempre leve em conta essas afirmações para escolher o template para o site da sua empresa.
Com a vasta quantidade de modelos diferentes disponíveis, você pode se perguntar como é difícil escolher o modelo ideal para sua empresa ou às vezes tentar criar um modelo personalizado sozinho. O dinheiro e o processo que estão por trás da criação de cada template podem surpreendê-lo, e podem ser divididos em seis categorias:
Pesquisa – Uma das partes mais básicas da criação de um novo template, é a realização de pesquisas sobre padrões de interface e tendências de sites. Há uma razão pela qual os sites têm a aparência que têm, e é muito importante saber esse ponto para poder implementar na hora de escolher o template para a sua empresa.
Prototipagem – O design final de um site é realmente determinado no início do processo. Depois que a pesquisa é concluída, o tipo de template que vai ser utilizado, é muito importante para o resultado final do site da sua empresa, ou seja, escolha ele com toda atenção no início do processo.
Design – Antes mesmo de uma única linha de código ser escrita, o design é escolhido para o template da sua empresa. Isso também requer um conhecimento profundo das tendências e de como um site irá enfrentar o passar do tempo, dessa forma escolha com cuidado.
Codificação de front-end – Quando a codificação finalmente começa, o foco está no front-end. Os desenvolvedores criam modelos que seguem a forma da pesquisa, prototipagem e design originais, dessa forma você consegue escolher um template que atenda melhor as expectativas para sua empresa e serviços.
Codificação de back-end – Uma vez que um front-end é estabelecido, os desenvolvedores transformam o código HTML estático em um site totalmente funcional. É aqui que o protótipo se torna mais importante, pois é usado como um esquema para indicar a função de um site.
Garantia de qualidade – Depois que um template é concluído, ele deve ser testado por engenheiros de controle de qualidade para garantir que funcione conforme pretendido pelos pesquisadores originais e para que seja utilizado pela sua empresa da melhor maneira possível. Essa etapa final é muito importante pois isso pode significar que os clientes permanecerão satisfeitos com seu tema durante o uso.
Para escolher um template para sua empresa, você deve levar em conta todas as considerações, e os serviços que sua empresa presta para ficar bem claro no template para seus clientes.
Escolhendo uma plataforma de site.
Neste ponto, você deve estar se perguntando como escolher uma plataforma de site que funcione melhor para você. Dependendo do serviço que você escolher, suas opções de como usar um template irão variar drasticamente.
Por exemplo, os templates de site do WordPress podem ser selecionados no site do WordPress ou carregados por meio de um provedor terceirizado. Se você optar por usar um modelo de um desenvolvedor terceirizado, há algumas etapas extras que você precisará seguir, que abordaremos mais tarde. Os templates podem ser alterados a qualquer momento, portanto, você não precisa se preocupar se decidir que o que escolher agora não funcionará para você posteriormente.
O Wix, por outro lado, não tem a opção de trocar de template posteriormente. Isso é algo que você deve ter em mente ao escolher o serviço de hospedagem / construção de seu site. Com o Wix, você obterá apenas um modelo por site. Se você quiser usar um template diferente, terá que fazer um site totalmente novo. Você também estará limitado a usar modelos proprietários do Wix. Não há upload de um site de terceiros no momento.
Outras plataformas, como Joomla, geralmente oferecem aos usuários a capacidade de escolher templates de sites de terceiros ou de seu próprio serviço. Certifique-se de fazer muita pesquisa antes de mergulhar e escolher um local de construção de site.
Selecionando o template de site correto para sua empresa.
A melhor parte de construir seu próprio site é, obviamente, escolher um modelo que funcione melhor para o tipo de site que você gostaria de construir.
Primeiro, você precisa decidir qual é o propósito do seu site. Seja você uma empresa, um jornalista ou um designer autônomo. Considere o que você deseja que seu site faça por você. Isso afetará a aparência do seu site e os tipos de recursos que você deseja no modelo selecionado.
Dê uma olhada nos sites de seus concorrentes ou colegas para poder ter uma ideia para o template de seu site. Como eles são projetados e estruturados? Você pode obter algumas idéias de design, dando uma olhada em sites semelhantes e comparando como eles correspondem ao tipo de visão que você tem para si mesmo.
Em seguida, você deve considerar se deseja pagar pelo template de seu site ou se prefere procurar templates de sites gratuitos. O Grátis nem sempre é uma coisa ruim, quando se trata de criação de sites, você sempre vai encontrar um template que atenda a suas expectativas e as da sua empresa.
Quando você usa um construtor de sites como o Wix, certamente deseja reservar um tempo para escolher um template. Lembre-se de que o Wix não permitirá que você altere seu template mais tarde, então é absolutamente vital ter certeza de encontrar o melhor template possível antes de mergulhar fundo no design do seu site.
WordPress e templates de terceiros.
Escolher um template na plataforma WordPress é tão fácil quanto clicar naquele que você deseja.
E se você quiser escolher um modelo de terceiros?
Isso dependerá se você está usando WordPress.com ou WordPress.org. Se você estiver usando o WordPress.com, não poderá usar templates de terceiros. O mesmo princípio se aplica ao uso de extensões.
WordPress.org, no entanto, permitirá que você instale e personalize como desejar.
Quando você encontrar um template de um provedor alternativo, basta baixá-lo para o seu computador. Então, enquanto visualiza seu site WordPress por meio da guia de aparência ou painel principal, você pode simplesmente escolher o arquivo de design de modelo que você baixou e carregá-lo diretamente no site.
Por que você deseja selecionar um template de terceiros? Você pode estar tendo problemas para encontrar um modelo que goste no site WordPress. Este não é um problema incomum, especialmente se você tiver uma visão muito específica de como gostaria que seu site fosse exibido. Alguns dos modelos básicos do WordPress, nem sempre são compatíveis com extensões ou podem ser personalizados com facilidade.
É sempre uma boa ideia verificar os templates de terceiros, pelo menos para ter uma ideia das opções potenciais ao escolher a melhor opção para o seu próprio site.
Templates gratuitos ou pagos?
Você deve sempre escolher templates de sites gratuitos ou há momentos em que deve considerar pagar por um?
A escolha é sua, mas há algumas coisas que você deve considerar.
Você está apaixonado por uma determinada aparência ou experiência de um site?
Nesse caso, pode ser uma decisão sábia pagar por um modelo específico se ele se encaixar bem com sua visão inicial de como gostaria que o site da sua empresa ficasse.
Você também pode querer considerar o fato de que normalmente terá a capacidade de personalizar seu site conforme desejado. Existem muitos templates gratuitos por aí (especialmente se você procura os de terceiros) e pode ser possível encontrar algo que funcione para sua empresa sem pagar um centavo.
Novamente, você deve considerar suas necessidades. Pesquise bastante e, se possível, teste ou visualize vários templates para ver quais combinam melhor com o propósito do seu site e seus objetivos para o que você gostaria que fosse e fizesse o seu site.
Não há resposta certa ou errada quando se trata de qual template usar. É tudo sobre como você visualiza seu site e o que você deseja que ele faça por você.
Não tenha pressa e esteja aberto para experimentar novos templates conforme necessário. A chave para fazer um template de site funcionar para você é ver como ele atende às necessidades do seu site e da sua empresa.
Design Adaptativo.
Nos últimos anos, o número de diferentes dispositivos usados para acessar a internet tem crescido. De desktops a tablets, smartphones e tudo mais, não há conformidade no tamanho ou uso do dispositivo. Isso não significa que seu site não possa atender a todos os usuários, no entanto.
O conceito de design adaptável é muito direto. Quando implementado, o layout do seu site ficará em conformidade com qualquer tamanho de tela em qualquer dispositivo. Isso é obtido por meio de diferentes meios, sendo o principal deles os sites responsivos e os sites para dispositivos móveis.
Os sites responsivos se adaptam às mudanças no tamanho da tela automaticamente. Isso significa que o mesmo site é servido a todos os usuários e está em conformidade com o espaço em que é exibido. O WebsiteBuilderInsider é construído em uma plataforma responsiva, e você pode ver por si mesmo como os elementos se adaptam quando você expande e contrai o tamanho do seu navegador, utilizado esses templates.
O que um template de site pode incluir?
Imagens de texto e .jpg, .png ou .gif e animações, carrinhos de compras, formulários de contato, galerias de imagens dinâmicas e apresentações de slides, uma página de links para download de PDF e reprodutores de vídeo (incluindo filmes do Youtube incorporados) são apenas alguns dos recursos que podem ser integrados a um template na hora de escolher o certo para a sua empresa.
Os designs e códigos de templates da web variam amplamente de fornecedor para fornecedor, portanto, ao selecionar um template de site da Web, você desejará ter certeza de que ele já inclui as funções, scripts e aplicativos necessários para o seu projeto de desenvolvimento da web. Texto, fotos, scripts e plug-ins de terceiros podem ser adicionados às páginas prontas. As imagens de estoque incluídas podem ser substituídas pelas próprias imagens .jpg do usuário ou editadas conforme o projeto exigir.
A escolha do template para o design do site móvel fornece aos visitantes informações básicas.
Os sites para celular, são versões de sua página da web que são acessadas também em dispositivos móveis, dessa forma também é importante escolher um template que faça com que sua empresa tenha um bom design também nesses dispositivos.
Esses sites podem ter um layout mais simples e uma funcionalidade mais limitada de seus equivalentes de desktop, por isso é importante escolher os elementos mais importantes no template para usuários móveis. Isso pode incluir instruções para a loja, números de telefone e informações gerais.
Noções básicas de layout do site.
A maioria dos sites segue um layout padrão, com o qual os usuários se acostumaram e esperam. É raro encontrar um site que não siga este design básico dessa forma procure sempre um template para o site da sua empresa que siga esse padrão básico:
Cabeçalho.
O cabeçalho de um site, é uma barra que fica na parte superior do site e geralmente contém as principais ferramentas de que você precisa para navegar de uma página para outra, incluindo uma barra de pesquisa, links para as páginas principais, um blog e até informações de contato.
Se você tiver um logotipo, ele geralmente é apresentado no cabeçalho e, normalmente, tem o duplo propósito de ser um botão inicial no qual os usuários podem clicar para retornar à página inicial do seu site.
Corpo.
O corpo é a parte do site que muda de página para página. Ele ocupa mais espaço e exibe todo o conteúdo contido em cada página. Procure templates que mostram um corpo de site que você perceba ser o ideal para os serviços e assuntos sobre a sua empresa.
Isso pode variar de galerias de imagens a blogs e qualquer coisa entre eles. Ao adicionar páginas ao seu site, você estará apenas alterando o corpo.
Rodapé.
Semelhante a um cabeçalho, o rodapé de um site é uma barra que percorre a parte inferior de uma página.
Os rodapés contêm informações como avisos de direitos autorais, informações de contato, inscrições em boletins informativos e qualquer outra coisa importante o suficiente para estar em todas as páginas, mas não importante o suficiente para ser exibida com destaque no cabeçalho.
Um template de site permitirá que você personalize esses três elementos básicos com facilidade.
O template de site certo pode fazer o conteúdo do seu site brilhar, criar uma ótima experiência do usuário e fazer você parecer um verdadeiro profissional. Então, o que você está esperando para criar o site da sua empresa com um lindo template?